segunda-feira, 8 de maio de 2017

Sinopse/Narrativa/Resumo


Dom Casmurro é um romance escrito por Machado de Assis, publicado em 1899. Personagem principal é Bento Santiago (Bentinho), sendo ele mesmo o narrador. O livro começa com Bento como um homem de idade. Fazendo seu trajeto a trem, encontra com um jovem que lhe canta alguns versos e Bento caí no sono; irrita o jovem nomeando-o Dom Casmurro.

Santiago inicia a reviver seu passado quando jovem em que época morava ao lado de sua querida. "Criatura de 14 anos, alta, forte e cheia, apertada em um vestido de chita, meio desbotado. Os cabelos grossos, feitos em duas tranças, com as pontas atadas uma à outra, à moda do tempo,... morena, olhos claros e grandes, nariz reto e comprido, tinha a boca fina e o queixo largo”.

Bentinho ouve uma conversa de sua mãe com José Dias sobre mandá-lo a um seminário para cumprir uma promessa feita antes de nascer. Se tivesse um filho homem colocá-lo-ia  em um seminário e o faria padre. Bentinho e sua namorada Capitu começam a procurar uma maneira de burlar a ida.
Bento conspira com José Dias para deixar de ir ao seminário e fala o motivo, sua amada Capitu, e logo José Dias diz que ela tem olhos de cigana oblíqua e dissimulada”, mas para Bentinho os olhos pareciam “olhos de ressaca”; “Traziam não sei que fluido misterioso, uma força que arrastava para dentro, com a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca”.
Antes de Bento ir ao seminário uma promessa é feita, e selada com um beijo, Bentinho se casaria com Capitu. No seminário, Bento encontra seu melhor amigo, Ezequiel de Souza Escobar. Escobar encontra a solução para a saída de Bentinho do seminário, sua mãe prometera a Deus um padre, não precisava, necessariamente, ser Bentinho, no lugar dele, um escravo é enviado ao seminário.

Bentinho vai estudar direito em São Paulo, enquanto Capitu estreita relações com mãe de Bentinho, que passa a ver com bons olhos a relação do filho com a garota. Quando Bento volta dos estudos acontece o casamento tão esperado entre Bento e Capitu, e descobre-se que Escobar e Sancha (melhor amiga de Capitu), estão já casados.

Tudo feliz até a demora a ter um filho, levando em conta que Escobar e Sancha já tinham uma filha que nomearam de Capitolina, fez a inveja aumentar. Depois de alguns anos Capitu finalmente tem um filho, e o casal retribui a homenagem e batizam o filho de Ezequiel.

Ação que Bentinho fazia muito
Os casais viviam bem íntimos e iam visitar um ao outro até que eventos faz tudo ir a cinzas: Bento começa a perceber semelhanças em seu filho e Escobar, morte de Escobar durante uma ressaca e as lágrimas
de Capitu quando está a olhar o defunto(com seus olhos de ressaca), como se chorasse por um amante. Bento fica convencido de ter sido traído por Capitu e de forma insensata enxerga em seu filho Escobar.

Resolve suicidar-se com veneno no café em seu escritório mas quando seu filho entra pensa em dar o café a criança, mas no último segundo muda de ideia e quando seu filho chama-o de papai fala que ele não é seu pai, à porta Capitu ouve o que Bento disse e pede explicação pelo que foi dito e que a semelhança do filho com Escobar é mera coincidência. O casal de separa, Capitu e o filho Vão morar na Suíça enquanto Bento mora no Brasil. Anos passam, cartas são enviadas, Capitu morre no exterior, Ezequiel tenta reatar com o pai mas sua semelhança com Escobar faz com que Bento rejeite-o, onze meses depois Ezequiel morre em Jerusalém de febre tifóide. No final do livro o autor se mostra mais interessado em ir para outro livro.


Escolhi esse livro por recomendação de uma amiga e por ter vontade de conhecer os clássicos da literatura brasileira.
Dom Casmurro é um clássico da literatura brasileira e outro ótimo clássico é o cortiço que foi falado de forma quase perfeita por Cesar Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário